O Prémio Nobel de Economia de 2020 foi atribuído aos professores Robert Wilson e Paul Milgrom pelo seu contributo para a teoria dos leilões, bem como pela sua participação ativa em desenhos práticos de leilões de grande sucesso.
Ainda que o uso de mecanismos de leilões para a venda de todo o tipo de objetos (e de seres vivos) remonte ao início da civilização, considera-se que o primeiro artigo formal em teoria dos leilões foi editado por William Vickrey (1961). Um artigo de Vickrey inaugurou a área da teoria dos leilões e foi seguido por artigos incontáveis, tendo também esse pesquisador sido agraciado com o Prémio Nobel de Economia em 1996.
A teoria dos leilões é uma das construções mais coletivas da teoria económica, tendo a contribuição de grande número de pesquisa de topo, tanto no seu desenvolvimento teórico, como nas suas fantásticas aplicações.
Uma de muitas conclusões que derivam destes estudos tem a ver com a eficácia deste modelo de venda, tanto do ponto de vista de vendedores como de compradores, sendo a informação prestada sobre o produto leiloado, considerada uma variável fundamental para o seu sucesso.
A EuroEstates, desde o início, apostou forte nesta vertente, providenciando o máximo de transparência e informação sobre os produtos leiloados.